Os melhores Vinhos Brasileiros (2020)

O consumo de vinho no Brasil sempre esteve em escala crescente, e devido a pandemia, esse número cresceu ainda mais, ficando em uma média de mais de 2 litros por pessoa, 39% a mais que a média no mesmo perído de 2019. De acordo com a classificação do Decanter World Wine Awards, a maior competição de vinhos do mundo, nenhum rótulo brasileiro chegou a fase mais avançada dentre os mais de 16 mil vinhos inscritos.

Mesmo assim alguns rótulos foram agraciados com medalhas de prata e bronze, com notas entre 87 e 92 pontos. Apresentamos estes Vinhos a vocês agora.

Storia Merlot 2015 (Casa Valduga)

Um dos mais aclamados vinhos brasileiros, o Storia Merlot é produzido da Serra Gaúcha, pela vinícola Casa Valduga. Amadurecido por 20 meses em barris de carvalho francês, possui aromas de frutas vermelhas e especiarias. No paladar, sobressaem-se as notas de frutas secas e uvas passas. Combina com carnes assadas, molhos intensos, queijos e chocolate amargo.

Prosecco Rosé Brut 2019 ( Vinícola Garibaldi)

Primeiro Prosecco Rosé do Brasil, este espumante da Vinícola Garibaldi é produzido da Serra Gaúcha. Sua composição possui 5% de uvas Pinot Noir, o que confere a coloração rosada. É um vinho delicado e cremoso, com aromas que lembram frutas cítricas, morangos e flores vermelhas. Refrescante e de acidez equilibrada, harmoniza com saladas, peixes, frutos do mar e sopas cremosas.

Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019 (Vinicola Ferreira)

Produzido na Serra da Mantiqueira (MG), pela Vinícola Ferreira, este é um vinho branco aromático e refrescante, mas complexo em sabor. Possui aromas herbáceos e notas de maracujá, abacaxi e outras frutas tropicais. Com acidez marcante, harmoniza bem com queijos leves, peixes, massas com ervas frescas e saladas.

Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019 (Vinícola Góes)

Este é um vinho branco fino seco, com “essência paulista”, produzido em São Roque (SP). Com forte expressão aromática, lembra figos, frutas tropicais e especiarias. É marcante no paladar, mas fácil de consumir. Com leve frescor natural, harmoniza perfeitamente com saladas (sem vinagre), pratos vegetarianos com grãos e ervas, peixes grelhados e risoto de frutos do mar.